dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/05/2024            
 
 
    
Bovinos  
Tecnologia inédita no Brasil traz novidade no combate à mosca-dos-chifres
Método de diagnóstico por DNA importado dos Estados Unidos vai identificar populações de insetos resistentes
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
21/05/2010

O uso indiscriminado dos inseticidas piretróides e organofosforados para eliminar a mosca-dos-chifres dos rebanhos brasileiros causa a reprodução de indivíduos resistentes, tornando as aplicações cada vez mais ineficazes. Ainda em fase de análise pelo corpo técnico da Embrapa, uma proposta de pesquisa prevê a utilização de sequências genotípicas para diagnosticar os genes de resistência do inseto. O método, de origem norte-americana, é inédito no Brasil e identifica o DNA por meio de marcadores moleculares. Além de diminuir os impactos causados pelo descarte de produtos químicos na natureza, o intuito é construir novas metodologias de combate à praga, utilizando outros tipos de fármacos e métodos de controle biológico.

Pesquisadora da Embrapa Rondônia, Luciana Gatto Britto conta que as infestações mais avançadas podem somar até cinco mil moscas sobre um bovino durante vinte e quatro horas por dia. O estresse provocado por esse incômodo afeta diretamente a alimentação, comprometendo a produtividade, o ganho de peso e o tempo de terminação dos animais.

— Inicialmente, esses insetos serão quantificados nos rebanhos dos Estados de Rondônia e São Paulo. A correlação entre a quantidade de moscas e carrapatos também é importante, porque esses tratamentos químicos afetam o comportamento de outros hectoparasitas. Visando reduzir as possibilidades de erros e evitar desperdícios, antes de serem encaminhadas para os exames laboratoriais, de alto custo, com os marcadores moleculares, as amostras serão submetidas a testes com papéis impregnados para uma pré-seleção — explica.

De acordo com a pesquisadora, embora as perdas econômicas na pecuária sejam bastante significativas, não há uma quantificação mais exata dos prejuízos, porque está cada vez mais difícil encontrar propriedades livres do problema para termo de comparação. No primeiro momento, as Embrapas Rondônia e Pecuária Sudeste estarão à frente do programa, que contará com a cooperação de um laboratório de referência internacional na matéria, situado nos Estados Unidos. A perspectiva é que a experiência se estenda a outras unidades, para que a médio e longo prazo o sistema produtivo nacional possa desfrutar dos benefícios desses testes moleculares.

— Apenas uma parcela muito pequena dessas moscas é naturalmente tolerante aos produtos usados tradicionalmente. Porém, a capacidade reprodutiva da praga varia entre 18 e 22 gerações anuais e o espaço de tempo entre as pulverizações é muito curto. Com a eliminação da parcela sensível, os resistentes dominam a população, dificultando muito o controle do problema. No caso dos piretróides, a mutação do gene impede o funcionamento de um dispositivo do sistema nervoso do inseto, que daria acesso ao princípio ativo. Com os organofosforados, há um aumento do metabolismo para limpar o organismo da mosca. Essa técnica permite a identificação e confirmação desses genes que controlam a absorção dos inseticidas — explica ela.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Arroz: Embrapa lança hoje primeiro híbrido
BRSCIRAD 302, que chega ao mercado na próxima safra, tem produtividade diferenciada e forte apelo comercial
Químicos não controlam mancha alvo e antracnose
Pesquisa mostra ineficiência dos produtos e recomenda a rotação de cultura e o uso de variedades resistentes
Mecanização na colheita triplica capacidade de produção
Com tecnificação, rendimento do produtor passa de 1 tonelada de raízes de mandioca por dia para 3 a 4 toneladas por dia
Inseticida 100% natural chega ao mercado
Produto à base de substâncias naturais substitui necessidade de misturar a calda para controlar ação dos insetos
Para o gado não perder peso no curral
Se o manejo não for novidade, a rês sofrerá menos estresse e ficará mais calma. A consequência disso são menos lesões, melhor qualidade de carne e mais rendimento de carcaça.
Intoxicação em animais domésticos
Os animais mais novos e os mais velhos são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental. Os sintomas de intoxicação dependem do tipo de produto, da quantidade ingerida, do tipo de contato, das condições físicas do animal, etc.
Capacitação da Assistência Técnica em ILPF e SPD
A ILPF, associada ao SPD está proporcionado uma nova revolução na nossa agricultura, a #quot#revolução azul#quot#, que pode ser atestada pelos benefícios econômicos, ambientais e sociais gerados no campo.
Mercados de produtos coloniais da Região Oeste de Santa Catarina
A pesquisa apontou para a perspectiva de acesso a mercados de alto valor agregado, como a alta gastronomia.
Análise Genômica em Bovinos
Estudos avançados em Metagenômica e Biologia de Sistemas poderão auxiliar, por exemplo, no melhor entendimento da evolução do sistema digestivo de artiodáctilos
10 dicas para montar hortas ecológicas
É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro
Tecnologia inédita no Brasil traz novidade no combate à mosca-dos-chifres
Método de diagnóstico por DNA importado dos Estados Unidos vai identificar populações de insetos resistentes
Alta produtividade e resistência aos nematóides de galha
Lançamentos da Embrapa para a safra 2010/2011, BRS Juliana e BRS Gisele têm ciclo tardio e são adaptadas ao Cerrado
Monitoramento de doenças: economia de R$ 40 por hectare
Além do benefício econômico, agricultor recebe um selo de qualidade do Ministério da Agricultura para exportação
Terra preta de índio: solo fértil e resistente na Bacia Amazônica
Estima-se que a terra especial tenha sido produzida há mais de 4 mil anos por índios que queimavam os resíduos orgânicos e depositavam a matéria carbonizada no solo

Conteúdos Relacionados à: Pecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada